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Pressão dos pneus
Não deixe de ler o manual do proprietário para saber qual é
a calibragem ideal para os pneus do seu carro. Lá, está descrita a pressão
adequada para situações em que o carro está vazio ou mais carregado de peso. Se
o pneu roda cheio demais, pode estragar prematuramente os amortecedores, a
caixa de direção e até comprometer a aderência. Se estiver demasiado vazio,
aumentará o desgaste dos pneus e o consumo de combustível, com risco maior de
sofrer furos.
Rotação dos pneus
Entre 5 mil km e 10 mil km de uso, deve fazer a rotação dos
pneus ou seja troca dos pneus dianteiros pelos traseiros, sempre acompanhado do
alinhamento e da calibragem. Os pneus instalados nas rodas motrizes desgastam-se
mais, principalmente em carros com tração dianteira, uma vez que eles reúnem a
tração, a direção e a maior concentração de peso num só eixo.
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Quando deve substituir os amortecedores do seu automóvel
Alinhamento da direção e calibragem
O alinhamento da direção tem o objetivo de fazer os pneus
rodar sem desgastes prematuros. Por fim a calibragem, que não é mais que a
equilibragem dos pneus, evitando trepidações. Portanto, não deixe de fazer
alinhamento e calibragem ao trocar os pneus do carro.
Que pneus devo comprar
Para evitar problemas de aderência nas mais variadas
condições convém não utilizar de marcas diferentes no mesmo eixo. Pneus baratos
normalmente têm menos aderência e podem ter um desgaste prematuro. Além disso, os
sulcos dos pneus têm determinadas características que se destinam ás diversas
funções, pelo que colocar pneus com piso diferente tornará o carro mais
inseguro e provocará maior desgaste.
Quando devo trocar os pneus
No piso dos pneus existe um ressalto nos sulcos que é o
indicador de troca. Chamado de indicador TWI, quando esse ressalto fica ao
mesmo nível da superfície de contato do pneu, indica que tem que trocar os
pneus.
Esse ressalto indica que os pneus atingiram 1,6 mm de
borracha e como os sulcos têm pouca profundidade dificulta a saída da água e pode
provocar aquaplanagem, além de que, a partir desse ressalto, a borracha é mais
dura, logo, menos aderente.
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Bolhas nos pneus
As bolhas nos pneus, normalmente são causadas por quedas em
buracos nas vias ou impactos nos passeios, causado o rebentamento da lona. Isso
faz que com que o ar pressione a borracha para fora, criando essa
protuberância. Também pode acontecer se os talões forem danificados durante o processo
de montagem dos pneus.
Sem aviso prévio, elas podem aumentar de tamanho e se romper
a qualquer momento, o que leva a uma perda de pressão repentina aumentando
assim o risco de acidente.
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