terça-feira, 1 de junho de 2021

Como prolongar a vida útil da bateria do seu carro

Quando a bateria do carro descarrega de vez é um transtorno enorme. Muitos condutores passam por isso. Mas, ás vezes, a falta de cuidado com a bateria do carro faz isso acontecer bem antes do que poderia imaginar. Em média, a vida útil de uma bateria é de 2 a 3 anos.


Bateria
Photo Automoveis Online



Quando devo trocar os pneus do meu automóvel?


O que é uma bateria?


A bateria do carro basicamente é, um conjunto de placas de chumbo, com polo positivo e um polo negativo. Essas placas estão dentro de uma carcaça plástica e vai acumulando a energia através de processos químicos.
A água da bateria é fundamental para essa produção de energia. Por isso, é importante ficar atento ao nível da agua da bateria, para que a bateria não fique seca e acabe de uma vez.




Veja como aumentar a vida útil da bateria do seu carro.


1. Desligue os equipamentos do carro


O momento que a bateria do carro é mais necessária é quando roda a chave para ligar o veículo. Por isso, é importante, todas as vezes que desligar o carro, também lembrar de desligar os equipamentos que dependem dela para funcionar. Alguns dos que mais vulgarmente ficam ligados são:

Ar-condicionado;
Faróis;
Rádio;
Desembaciador de vidros;
Tendo o cuidado de verificá-los, vai sobrecarregar menos a bateria do carro aumentando a sua durabilidade.

2. Use a parte elétrica de forma moderada


Quando estiver com o veículo desligado, evite usar o rádio, as luzes internas, a central multimédia, o ar-condicionado, deixar os faróis ligados ou utilizar algum equipamento elétrico ligado à bateria.
Caso haja realmente necessário, o faça por pouco tempo, para evitar o desgaste prematuro da bateria do carro.

3. Coloque o motor a funcionar


Mesmo com o carro parado, a bateria trabalha em stand by. Porém, ao ligar o motor, ela tem com mais eficiência, já o motor gera energia está funcionando. Por isso, é importante ligar o motor do carro periodicamente.
Às vezes, quando estamos muito tempo longe do nosso carro, numa viagem, por exemplo, e não o ligamos, ele pode demorar mais a ligar. Por isso, cerca de uma vez por semana, ligue o veículo e o deixe funcionar por, pelo, menos 5 minutos, para aumentar a saúde da bateria.


 4. Desligue os terminais quando não usar o carro por períodos longos


Para aqueles de carros de garagem, que pouco saem, ou para quem eventualmente permanece mais de uma semana sem usar o carro, o mais adequado é desligar os cabos que estão ligados à bateria, para evitar uma descarga antecipada.
 A recomendação é desligar pelo menos o terminal positivo para prevenir a diminuição da vida útil da bateria, bem como para evitar curto-circuito. Caso retire os dois cabos, lembre-se de ligar primeiro o negativo e depois o positivo.


5. Proteja bem os terminais


Feitas de plástico, as capinhas protetoras dos terminais positivo e negativo da bateria de carro ajudam a protegê-los do contato com objetos metálicos que pode gerar uma faísca e provocar um curto-circuito.
Esteja atento a isso, observando se estão desgastados ou danificados e providenciando a substituição, caso necessário.


6. Deixe os terminais limpos


Com o passar do tempo, os terminais da bateria acumulam resíduos provenientes da oxidação de materiais presentes na ponta dos ligadores e dos terminais, como cobre e latão. Eles apresentam uma coloração esverdeada. Para manter os terminais limpos é fazer uma mistura de água com bicarbonato de sódio. Ela reage com óxido e forma uma espuma, que deve ser retirada, secando bem. Faça isso com o carro


Cabos
Photo Automoveis-online


7. Tenha um auxiliar de arranque


Às vezes, é possível até ter uma ideia de quando a bateria do carro está para ser trocada, mas, em muitos casos, ela acaba sem qualquer sinal prévio. Porém, se possuir um auxiliar de partida no seu veículo, ele pode ajudar a evitar situações perigosas.
Esse equipamento tem a função de gerar carga para a bateria. Porém, caso você não possa adquirir esse equipamento, tenha, pelo menos, cabos auxiliares de boa qualidade.


 8. Faça manutenção no alternador


Em alguns casos, quando o carro não quer ligar, é possível que o problema não esteja na bateria, mas no alternador. Esse equipamento, que fica instalado próximo ao motor, é o responsável por gerar a corrente elétrica necessária para fazer funcionar o equipamento elétrico do veículo e manter a carga da bateria.

 9. Tenha atenção á capacidade da bateria


Se você deseja instalar um bom alarme, ou um sistema de som mais potente, vidros elétricos, ou ar-condicionado no seu carro, observe a capacidade suportada pela bateria e pelo alternador e verifique se a instalação foi feita corretamente, para que os cabos não roubem parte da carga. Caso necessário, será preciso trocá-la por um modelo mais resistente.



10 Cuidados para evitar o desgaste prematuro da embraiagem




Fonte//Quilometrosquecontam.


1 comentário: