quinta-feira, 30 de maio de 2019

Dicas para tirar mofo de roupa


O mofo é um problema que aparece sempre que deixamos algo em um ambiente muito húmido. No caso das roupas pode dever-se a um guarda-roupa pouco arejado, guardar roupas ainda molhadas ou de deixá-las em algum lugar antes de levar para a máquina.
Causado por fungos, o mofo prolifera nos ambientes húmidos e se o problema não for resolvido pode mesmo perder algumas roupas ou móveis.
Temos algumas dicas para o ajudar a resolver o problema do mofo e bolor nas roupas.
Como evitar o aparecimento do mofo nas roupas
Os fungos que geram o bolor adoram ambientes húmidos e escuros. Então se a ideia é prevenir o seu aparecimento nas suas peças de roupa, primeiro é preciso tomar alguns cuidados.

 
Photo Getty Images

Dez dicas para uma longa viagem de automóvel




Deixar o guarda-roupa em um local que bata sol;
Abrir as portas do guarda-roupa ao menos uma vez por dia, para areja-lo;
Não encostar os móveis onde você guarda suas roupas às paredes, o ideal é ter um espaço de ao menos 2cm entre o móvel e a parede;
Fazer uma boa arrumação no guarda-roupa ao menos uma vez por mês;
Não guardar peças molhadas ou húmidas;
Se não pode secar a roupa ao sol, coloque a roupa na máquina e lave no dia seguinte!
Coloque as peças que não usa muito dentro de sacos à vácuo;
Sempre que tiver um tempo, coloque suas roupas ao sol;

 Dicas de como tirar o mofo das roupas

Siga estas dicas básicas para começar a remover o mofo e o bolor das roupas em casa:

 
Photo Pixabay

Lixivia

A forma mais fácil e prática de tirar manchas de bolor de suas roupas, e também impedir que o fungo continue crescendo na peça, é usando água lixivia. O problema é que esse produto só pode ser aplicado nas peças brancas, já que tira a cor.
O ideal é colocar 1 chávena de açúcar num 1 litro de lixivia e deixar a peça com mofo de molho na mistura por meia hora ou então 100ml de lixivia para 5 litros de água, pondo a peça de molho durante 15 minutos.
Em seguida basta lavar normalmente.








Photo Pixabay

Seis dicas fáceis para cozinhar verduras

Vinagre

O vinagre pode ser útil no caso das peças escuras ou que correm o risco de desbotar se forem colocadas de molho com lixivia. Para isso basta colocar um pouco de vinagre num pano e esfregar a mancha de bolor até que ela saia. Se o tecido estiver muito cheiro a mofo, pode então deixar a peça de molho em um balde com água e vinagre. Não passe dos 20 minutos, em seguida lave a roupa normalmente.


Photo Pixabay

Leite fervido

O leite fervido pode ser uma ótima alternativa para tecidos mais sensíveis. E o melhor é que é fácil de fazer e aplicar essa técnica de remoção de mofo. Basta aquecer um pouco de leite e então aplicar no tecido afetado. Espere que a peça clareie e coloque a roupa para lavar na máquina. Se for lavar apenas peças coloridas e mais sensíveis pode adicionar um pouco de vinagre na água da lavagem, para garantir não apenas que as manchas desapareçam como também para que consiga livrar-se do fungo.


Photo Pixabay


Como limpar o interior do seu carro



Bicarbonato de sódio

O bicarbonato é indicado para as manchas mais difíceis de remover, ou aquelas que estão há muito tempo na roupa. Pode colocar uma colher de chá de bicarbonato para um litro de água quente e deixar a peça de molho na mistura. Se preferir, pode colocar uma chávena de bicarbonato de sódio diretamente na máquina de lavar, logo após adicionar o sabão e os produtos que usaria normalmente na lavagem.






 
Photo GettyImages

Coloque as roupas no sol

O sol é um grande aliado para acabar com o mofo das roupas. Isso porque os fungos gostam de ambientes escuros e húmidos. Sempre que puder, coloque suas roupas ao sol, ou caso não possam ser expostas diretamente, deixe que apanhem vento à sombra. Essa dica é interessante para manchas pequenas, que podem ser removidas com a ajuda de uma escova de roupa e sabão. Lave a peça normalmente e deixe que ela seque exposta ao sol, ou ao vento.


Photo Pixabay


16 surpreendentes usos para pasta de dentes



Sumo de limão

O sumo de limão pode ser usado em qualquer peça e age como um desinfetante natural. Só necessita colocar um pouco de sumo de limão sobre a mancha de bolor e deixar a peça exposta ao sol. Depois é só lavar para retirar o sumo.


Photo Pixabay

Vodka

A vodka também pode ajudar a retirar o cheiro e as manchas causadas pelo mofo. Basta colocar um pouco do produto em cima de mancha e esperar secar. É uma técnica interessante também para roupas que precisam ser lavadas à seco, já que pode apenas borrifar a vodka sobre o tecido.

Técnicas para remover manchas de mofoA seco

Indicada para peças que não podem ser lavadas à máquina. Para isso use um borrifador com uma mistura de água com bicarbonato de sódio, vinagre, água e até mesmo vodka.
Em seguida basta pendurar a roupa para secar ao sol.

 Na máquina

Se a roupa com mofo pode ser lavada na máquina, experimente usar água quente para fazer isso. Assim é mais fácil remover a mancha e também eliminar os fungos causadores do problema. Caso a peça possa ser lavada apenas em água fria, pode ser preciso mais de uma lavagem para tirar a mancha. Ainda assim, experimente usar alguma das dicas acima para potencializar o efeito de tira manchas.


Como tirar o amarelado dos farois




Fonte//Decorfacil




Sem comentários:

Enviar um comentário