terça-feira, 30 de abril de 2019

Como usar o vinagre na horta e no jardim

O vinagre pode ter variadíssimas utilizações. Na limpeza, na alimentação, na preservação de alimentos. Mas também o podemos usar no jardim para ajudar na saúde das suas plantas.


Photo CreativeCommons

Dez usos caseiros para o limão

1. Combater a mosca-da-fruta

O vinagre ajuda a manter afastados alguns insetos que atacam as plantas como, por exemplo, a mosca-da-fruta. Pode fazer uma armadilha para moscas usando uma chávena de água, meia de vinagre de maçã e meia de açúcar. Coloque tudo numa garrafa ou numa lata e pendure nas árvores de frutos que tem no jardim. As moscas serão atraídas pela mistura.
2. Afastar animais da horta
Muitos animais não toleram o cheiro do vinagre branco, é o caso dos gatos, e coelhos por exemplo, portanto, para proteger a suas plantas é suficiente colocar alguns pedaços de pano, ou algodão, embebidos em vinagre, cercando a horta e afastando os animais sem lhes causar quaisquer problemas saúde.





3. Dar acidez às plantas que dela precisam

Regue as plantas com a seguinte mistura. Uma chávena de vinagre de maçã dissolvida em três litros de água e assim aumenta a quantidade de ferro que as plantas precisam. Mas, não use essa fórmula para todas as plantas. Há muitas que não precisam de acidez. Pode usar nas rosas, e a lavanda, por exemplo, tendo o cuidado de não molhar a planta, colocando só na terra.

 4. Exterminar as ervas daninhas

Vinagre é um excelente herbicida bastando pulverizar as ervas que quer exterminar.



Oito maneiras naturais para afastar os insetos da sua casa

5. Água calcária

Se a água da zona onde habita é muito calcária, pode misturar vinagre para que fique mais acida misturando uma chávena de vinagre para cada 3 litros de água.

6.Limpar as ferramentas de jardinagem

Depois de utilizar, lave as ferramentas de jardinagem com agua e vinagre, assim desinfeta e evita a transmissão de fungos que poderão afetar outras plantas.


7. Acabar com lesmas e caracóis

Faça armadilhas para as lesmas e os caracóis simplesmente colocando vinagre em recipientes.

8. Tratar plantas infetadas por fungos ou pulgões

Uma mistura de vinagre com água e sabão é muito eficiente para retirar pulgões e outros insetos que grudam nas folhas das plantas. Este uso é muito eficiente também em caso de ataques de fungos, devendo ser a quantidade de vinagre muito baixa.


Essas dicas são de uso doméstico para evitar o uso dos químicos que tanto mal causam a nós e á natureza.


Detergentes caseiros, a limpeza mais facil




Sem comentários:

Enviar um comentário