terça-feira, 17 de setembro de 2019

Dê mais beleza ao seu jardim usando a técnica “Hugelkultur”



Se não dispõe de muito tempo para regar diariamente o seu jardim então poderá optar por fazer o sistema Hugelkultur nos seus canteiros. Economizará muita água e tempo. Terá apenas que investir algum tempo para o fazer
Originário da Alemanha e da Europa Oriental, Hugelkultur significa "cultura das colinas" ou "cultura dos montes". É um monte, às vezes chamado de berma, de restos de cozinha e outros materiais de compostagem em cima de uma pequena vala cheia de troncos e galhos. Este método de compostagem tenta replicar a decomposição que acontece naturalmente no solo das florestas. É adequado para jardins urbanos e rurais, e é um exemplo de permacultura no seu melhor.


Photo Thisnaturaldream

Aproveitando gavetas para fazer floreiras



Esse tipo de jardim consiste em fazer uma cama com troncos velhos cobertos de terra. É só pegar troncos (quanto mais decompostos melhor) e fazer um monte, depois disso jogue a terra por cima e cuide do solo normalmente. A vantagem dessa técnica de jardinagem é que, além de reaproveitar os restos do seu jardim, os troncos também funcionam como um tipo de esponja, absorvendo o líquido do solo e soltando quando necessário.





Como fazer

Cave o canteiro com cerca de 30cm de profundidade e reserve a terra retirada.
Reúna tabuas velhas, galhos e material de limpeza vegetal, palha etc
Coloque as tabuas no buraco juntamente com os galhos. Preencha todas as áreas abertas na pilha de troncos com material vegetal. Se você tiver material de compostagem, coloque-o em cima dos troncos e galhos. Depois do buraco preenchido, molhe bem.
Coloque a camada de terra e regue muito bem novamente.
Depois de secar um pouco revolva a camada superior, pode juntar adubo e fazer a sementeira ou plantar as suas plantas favoritas

Como fazer propagação de roseiras por estacas


Algumas principais razões para fazer o hugelkultur


Como outros métodos de compostagem, no hugelkultur aproveita os restos de cozinha para que haja menos lixo nos aterros sanitários.
O lento apodrecimento dos troncos significa que há uma fonte contínua de nutrientes para as plantas durante anos.
Os troncos em decomposição geram calor e, portanto, estimulam o crescimento nas épocas mais frias.
Os troncos, galhos e galhos agem como uma esponja, o que significa que não há necessidade de regar o hugelkultur muitas vezes. Este é um benefício especialmente grande zonas com pouca água ou pouco tempo para regar o jardim ou horta.

Photo Prepperssurvivalhomestead

Como cultivar batatas em vasos





O hugelkultur melhora a fertilidade do solo.
Este método de compostagem usa madeira que não é adequada para outros fins, como queima ou construção.
Hugelkultur não tem manutenção, não precisa virar o composto.
Não liberta odores
É sem dúvida uma excelente maneira de aproveitar os resíduos vegetais.




Sem comentários:

Enviar um comentário