Todos os condutores sabem que um dos itens mais importantes
a ter atenção num motor é o óleo lubrificante. Sendo assim, você deve tomar
bastante cuidado e proceder a sua substituição do óleo numa oficina
especializada, loja de óleos ou até mesmo posto de combustível, mas tendo
sempre atenção, e ver o nivel do oleo na vareta de nível, pelo menos uma vez por semana, ou
mesmo todos os dias.
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3 sinais de que deve substituir as velas de ignição
Afinal, o que é óleo lubrificante do motor?
O óleo lubrificante nada mais é que uma substância capaz de
“proteger” as peças internas do motor e garantir o bom funcionamento do
conjunto. Tal líquido é responsável pela formação de uma película de
lubrificante entre as paredes do cilindro e os pistões , e todas as
peças móveis, para impedir o contato metal com metal das peças e respetivo
atrito. Se não houvesse óleo, o atrito entre as peças elevariam a temperatura e ocasionaria o gripar das mesmas.
Resumindo, o óleo lubrificante do motor tem como função
lubrificar as peças internas do motor, diminuindo o atrito e evitando o
desgaste excessivo das peças, manter a temperatura do conjunto, eliminar
impurezas (como possíveis partículas geradas na combustão, que podem se
acumular e formar uma crosta capaz de prejudicar o funcionamento) e impedir que
o lubrificante seja extraído e elementos externos adentrem no conjunto e
contamine-o.
Como escolher o óleo correto para o meu carro?
No momento da troca ou substituição do óleo, deve ter
cuidado e verificar algumas informações para não colocar o óleo incorreto no
motor.
A mais importante delas é a especificação.
Mineral, proveniente da separação de componentes do petróleo
e com aditivos.
Sintético, proveniente de processos químicos e também
hidrocarbonetos, mas sem aditivos por conta de suas propriedades mais robustas.
Semissintético. uma mistura de óleos minerais e sintéticos
para reunir as melhores propriedades de cada tipo.
Além disso, deve verificar as siglas na embalagem, como a
SAE (sigla em inglês para Sociedade de Engenheiros Automotivos), que indica os
testes de viscosidade, e API (sigla em inglês para Instituto Americano de
Petróleo), que mostra o nível de desempenho do óleo.
No caso da sigla SAE, quanto maior o número, maior a
viscosidade para o óleo suportar temperaturas mais elevadas. A viscosidade,
neste caso, pode ser definida como a resistência ao escoamento. A medição é
exibida na embalagem em duas escalas. Uma de baixa temperatura (de 0W a
25W, sendo o “W” referência à palavra inglesa “winter”) e outra
de alta temperatura (de 8 a 60).
O primeiro número indica a viscosidade no arranque com o
motor á temperatura ambiente, ou seja frio, onde quanto mais baixo for esse
número, menor será o esforço do motor na hora de dar a primeira partida. Já o
segundo número representa a viscosidade no arranque com o motor em temperaturas
mais altas, onde quanto maior for esse número, maior será a viscosidade quando
o óleo está em altas temperaturas.
Já a API segue o grau das condições de trabalho que os
motores são submetidos.
Neste caso, as especificações são dívidas em duas
categorias.
“S, de service”, para motores de ciclo Otto (a gasolina, a
etanol, biocombustível ou a gás natural) e “C, de comercial”, para motores de
ciclo Diesel, acompanhado de outra letra, onde quanto mais avançada for a
segunda letra no alfabeto, melhor será o lubrificante na qualidade dos aditivos,
proteção ao motor e capacidade de impedir a formação de resíduos.
Qual o intervalo recomendado para substituir o óleo?
As fabricantes dos automóveis costumam recomendar que os
proprietários façam a substituição do óleo lubrificante do motor seguindo a
quilometragem especificada ou o tempo, sendo a mudança feita no que ocorrer
primeiro.
Se utiliza o veículo frequentemente, como para ir e voltar
do trabalho todos os dias ou para fazer longas viagens com certa frequência, o
recomendado é fazer a troca a cada cinco mil quilômetros ou de seis em seis
meses.
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A importância de trocar os filtros do automóvel
Se utiliza o carro poucas vezes na semana ou por mês ou faça
percursos curtos, poderá fazer a mudança do óleo entre 10 mil ou 16 mil
quilômetros rodados ou em média a cada um ano, sendo que o ideal será fazer também
de cinco em cinco mil quilómetros.
Sempre que possível, verifique o nível do óleo com o veículo
posicionado em terreno plano e alguns minutos apos desligar o motor. Para tal,
basta retirar a vareta, limpa-la com um trapo ou papel, recoloca-la até o fim,
retira-la e verificar se o nível está entre as marcas de mínimo e máximo.
Os motores atuais podem consumir óleo numa média de um litro
a cada 1.000 km, algo considerado normal pelas montadoras.
Os motores atuais podem consumir óleo numa média de um litro a cada 1.000 km, algo considerado normal pelas montadoras.
ResponderEliminarNão mesmo.