domingo, 4 de agosto de 2019

O que se deve fazer após a compra de um carro usado


Muitos de nós só conseguimos comprar um carro no mercado dos usados, mas o que fazer depois de o comprar? A seguir seis dicas que poderão vão ajudar.
Se o carro usado foi comprado num stand que o entregou depois de ter feito uma de uma revisão, não tem que se preocupar. No entanto, se foi comprado a um particular então estas dicas poderão ser importantes



Photo Pixabay

10 Cuidados para evitar o desgaste prematuro da embraiagem



Documentação

Não basta juntar o dinheiro, pagar ao antigo dono, e seguir com o carro. Para o carro ser realmente do novo proprietário, os dois, vendedor e comprador, têm de preencher o Impresso Único para registo automóvel.
 Depois terá que se deslocar até uma Loja do Cidadão ou a um notário para registar o carro em nome do novo dono.
Depois disso e já com o carro no seu nome, tem que fazer um seguro.
De seguida verifique se o carro tem a inspeção em dia (também é obrigatória) e a data de pagamento do IUC  (Imposto Único de Circulação).






Levar o carro a um mecânico

O ideal é conseguir fazer isto antes de comprar o carro, mas não é fácil conseguir de bom grado que o vendedor autorize a ida do carro a uma oficina antes da compra.
Por isso é aconselhável que mal compre o carro o leve a um mecânico para ver o real estado carro. (Se não tiver confiança na verdadeira condição do carro não o compre).


Mudar todos os filtros

Quando o carro estiver no mecânico, aproveite e troque os filtros do carro. A não ser que o carro tenha acabado de sair de uma revisão, o mais provável é que os filtros do óleo, ar, combustível e habitáculo já estejam a necessitar substituição.
Pode parecer um desperdício de dinheiro substituir os filtros que talvez conseguissem percorrer mais uns milhares de quilómetros mas a melhor ação de manutenção num carro é a preventiva, essa é a chave para evitar avarias.

Mudar o óleo do motor

Já que muda os filtros, aproveite e mude também o óleo. O óleo velho não é tão eficaz na lubrificação do motor e usá-lo pode estar a reduzir seriamente a esperança média de vida do carro.



Mudar o líquido de refrigeração

Todos os fluídos do carro devem ser substituídos,e o líquido de refrigeração não é exceção.
 É aconselhável trocar o líquido de refrigeração do seu “novo” carro. Aproveite, e mande verificar o estado de todo o sistema de refrigeração. Apesar de haver quem diga que como funciona num circuito fechado não é preciso trocá-lo, mas, a tendência é que com o tempo este se torne numa solução eletrolítica devido ao contacto com os diferentes metais e consequentemente, se torne num líquido corrosivo.
 Faça o que fizer, nunca use água como líquido de refrigeração, é corrosiva e acaba por corroer algumas partes do motor


Leia o manual de instruções


Os minutos que pode perder a ler o manual vão ser compensados, pois a partir desse momento vai saber exatamente o que significa cada luzinha no painel e como utilizar todos os equipamentos do teu carro. Para além disso é lá que por norma encontras dados relativos aos intervalos de manutenção, pressão dos pneus, e outras características do automóvel.


Quando e como mudar o óleo dos travões


Dez dicas para uma longa viagem de automóvel













1 comentário:

  1. Faltou avisar para trocar a correia dentada. Se ela se rompe o prejuízo é imenso

    ResponderEliminar